Não dê ponto sem nó.

Pontos Nodais podem assumir vários significados, de acordo com o assunto em que se aplica o conceito. Em todos os casos, pontos nodais tem relação estreita com congruência, convergência, pontos de referência. Nosso interesse são os pontos nodais de uma cidade, onde você, querido leitor, provavelmente vive.

Pontos nodais urbanos são lugares aos quais e dos quais as pessoas, respectivamente, convergem e divergem. Um bom exemplo é a Praça Rio Branco, em Belo Horizonte. Por ali passam milhares de pessoas diariamente. A praça faz parte do mapa mental que os cidadãos criam.

Vivendo em uma cidade as pessoas usam um mapa criado mentalmente para se localizarem e poderem se locomover de forma eficaz. Os pontos nodais são os pontos que compõem esse mapa. Não há necessidade de endereço para esses pontos. Na verdade, o reconhecimento de um endereço por uma pessoa passa pelo reconhecimento dos pontos nodais da área em questão e por uma subseqüente avaliação das relações entre o local em questão e os pontos nodais mais próximos. É improvável que alguém se identifique com um endereço que nunca viu antes sem ter algum grau de reconhecimento dos pontos locais da área e suas localizações.

Em Belo Horizonte temos alguns bons exemplos de Pontos Nodais, tais como:

– Praça Sete
– Praça da Liberdade
– Praça Diogo Vasconcellos
– Praça Raul Soares
– BH Shopping
– Terminal Turístico JK
– Praça da Assembléia
– Rodoviária
– Igreja da Boa Viagem
– Praça Tiradentes
– Igreja da Pampulha (São Francisco de Assis)
– Pátio Savassi
– Praça Alaska
– Praça da Bandeira
– Praça do Papa

A lista é longa, e não tem sequer um “rua tal, número tal”. Isso são Pontos Nodais.

Em breve trataremos de alguns pontos específicamente e teremos belas imagens!

Deixe um comentário